Costa Branca

comente

A chamada região da Costa Branca localiza-se no extremo litoral norte do RN, na zona oeste do estado, abrangendo principalmente as costas de Galinhos, Guamaré, Macau, Porto do Mangue, AREIA BRANCA, Grossos e Tibau, em uma zona de fronteira entre o RN e o Ceará.

Sobre a região da Costa Branca
A região tem esse nome devido às dunas brancas e às montanhas de sal que caracterizam o lugar, e que somadas as suas imensas praias virgens, nos dão a impressão do deserto chegando ao mar.

Na região da Costa Branca, podemos dizer que o sertão chega ao mar, com a paisagem estando também marcada por vegetações típicas da caatinga, jegues e cabras, espalhados ao longo de grandes enseadas de praias abertas e ainda selvagens, repletas de fazendas e sítios à beira-mar. Trata-se, portanto, de uma zona rural à beira-mar, estruturada economicamente pela produção de sal e petróleo, e também pela agricultura de subsistência e pela pesca – a lagosta e o camarão são comuns na região.

Mangues, rios, falésias e carnaubais somam-se às dunas e a pequenos oásis de coqueiros, pintando a paisagem de contrastes marcantes, onde o branco das dunas e do sal se mistura ao vermelho das falésias e ao azul forte do céu que se confunde com o imenso mar.

Ponta do Mel, pertencente ao município de Areia Branca, é uma das principais praias dessa região, onde o sol se põe de forma majestosa. Para homenagear o lugar e se constituir em um ponto de apoio diferenciado para o turismo na região – principalmente o chamado ecoturismo e o turismo-aventura –

DIFERENCIAL GEOGRÁFICO MUNDIAL: Existem poucos lugares no mundo aonde o sertão chega ao mar, como acontece na Austrália, na África e no Brasil. Mas o sertão em forma de caatinga só existe no Brasil. Então a caatinga encontrando o mar, é um fenômeno raro que só acontece no Brasil e especificamente na região da Costa Branca, destacando-se na Praia de Ponta do Mel: região única no mundo onde a caatinga encontra o mar!

APA DUNAS DO ROSADO: Esse é um momento histórico em que está sendo criada uma área de proteção ambiental englobando as praias do Rosado, Ponta do Mel, Cristóvão e Redonda, preservando nossas falésias, dunas, caatinga e praias ainda virgens.

Comentários:

 

Tema para Blogger Clarice por :: Blog à La Carte :: | 2008 |
Ícones por FamFamFam