As 7 Maravilhas escolhidas

9 comentários


Serra da Barriguda
Alexandria
Classificação: 1º lugar
Em Alexandria que fica a 382 km de Natal, está a Serra da Barriguda que
é um pico de granito de idade pré-cambriana, com 310 metros de altura (em relação ao solo) e 602 metros de altitude (em relação ao nível do mar). Seu nome pode ser explicado pelo formato que possui, semelhante ao de uma mulher em gestação.
Registros históricos do século XVIII relatam a importância do pico para o desenvolvimento da região, citada como referência de localidade.

Morro do Careca
Natal
Classificação: 2º lugar
O Morro do Careca é o cartão-postal mais famoso de Natal e faz parte da identidade de seu povo. Ele pode ser visto de vários pontos da orla da cidade, mas torna-se ainda mais charmoso se visto de perto, na praia de Ponta Negra.

Há dez anos a subida no Morro do Careca foi interditada para que o ambiente fosse preservado. Atualmente, a beleza da duna atrai natalenses e turistas de todo o mundo; um privilégio para quem mora nas proximidades
e um encanto para os que o admiram, principalmente sob as luzes dos fogos de artifício durante a passagem de ano novo!
Açude Gargalheiras
Acari
Classificação: 3º lugar
O Açude Gargalheiras está localizado em Acari, a 219 de Natal. Ele represa o rio Acauã e foi construído entre as serras do Abreu, Carnaubinha, Olho d´agua e Gargalheiras, formando uma trilha em meio à caatinga. O reservatório foi feito de concreto e possui 25 metros de altura e 250 metros de coroamento, medidas que permitem armazenar até 40 milhões de metros cúbicos. Todo esse cenário constitui uma bela paisagem no Seridó, especialmente durante a sangria “véu de noiva” – motivo de festa para os moradores de Acari.

Forte dos Reis Magos
Natal
Classificação: 4º lugar


A Fortaleza dos Reis Magos é um marco na fundação de Natal. Em 25 de dezembro de 1597, uma esquadra invasora conseguiu derrotar os índios que defendiam suas terras na foz do Rio Potengi. Para se protegerem, os colonizadores iniciaram a construção de uma base no dia 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis, e concluíram suas obras seis meses depois. Inicialmente feita de taipa, estacada e areia solta, a base ficou conhecida como Fortaleza dos Reis Magos, e nas suas redondezas se formou um povoado. Posteriormente, ela foi reconstruída com novos materiais e uma arquitetura estrategicamente projetada, visivelmente reconhecida por imagem aérea – uma estrela no solo do Rio Grande do Norte.
Frasqueirão Natal
Natal
Classificação: 5º lugar


Inaugurado no início do ano passado, o Estádio Maria Lamas Farache, conhecido como Frasqueirão, é a casa do time ABC e motivo de orgulho para sua torcida. O estádio possui 25 mil m2 dos 110 mil m2 da Vila Olímpica Vicente Farache. Apesar do pouco tempo de funcionamento, o Frasqueirão já foi palco de jogos importantes para o futebol local e reuniu um público de 17 mil torcedores. O estádio do time “mais querido” contou com o apoio de sua torcida e conseguiu se eleger uma das maravilhas do estado.
Santuário do Lima
Patú
Classificação: 6º lugar


Turismo e religião se encontram no Santuário do Lima, em Patu, a 341 km da capital. Todos os anos, no dia 21 de novembro, o lugar recebe uma romaria com milhares de devotos de Nossa Senhora dos Impossíveis, padroeira da cidade e a quem o santuário é destinado. O ambiente foi construído no alto da Serra do Lima e desenvolveu-se de uma simples capela para uma estrutura capaz de abrigar os visitantes fiéis, e também aqueles que sobem a serra para a prática de vôo livre.
Os Apertados
Currais Novos Classificação: 7º lugar


Quando começam as chuvas, o rio Picuí desce as serras para desaguar no rio Acauã e ambos findam no Açude Gargalheiras. No caminho eles percorrem Os Apertados, um trecho entre as serras de Currais Novos. As paredes de pedra parecem esculpidas pelas águas correntes, e no alto das rochas brotam plantas que enriquecem a paisagem. O lugar é pouco visitado pela população do município, talvez por causa do difícil acesso ao local, mas quem conhece o local se impressiona com a beleza dos Apertados.
Fonte:Concurso realizado pelo Jornal Diário de Natal

9 comentários:

  • jnetuno 26 de dezembro de 2008 05:16

    Dá um tempo!!!! Citar o Frasgayzão como uma das maravilhas do estado é o fim da picada! Tantas coisas mais importantes e de bom gosto e vc faz uma asneira dessas?! Dá um tempo, pede pra ir ao banheiro e fecha o blog!!!!

  • ℓυ¢αѕ 16 de dezembro de 2009 17:58

    CARA ESSE SITE FOI A MINHA SALVAÇÃO!!!
    TENHO UM TRABALHO PRA ENTREGAR AMANHÃ (17/12/2009)DE RECUPERAÇÃO
    NAUM TAVA AXANDO O ASSUNTO EM NENHUM SITE
    MAIS ESSE DAKI KEBROU O GALHOO!!

  • denize 3 de maio de 2010 06:35

    valeu boy facilitou o meu trabalho de escola tentei todo tipo de pesquesa e só esse deu serto,há mais uma coisa foi otimo ter escolhido omorro do careca como uma das sete maravilhas do rio grande do norte porque é uma paisagem muito linda!na minha lingua foi show de bola!

  • sineide 17 de maio de 2010 07:29

    Olha! Eu fiquei muito entusiasmada a conhecer os Apertados de Currais Novos, isto porque eu sou fascinada pela natureza e tenho certeza que ali encontraria alimento para a alma e fonte de consumo intenso de calorias. Pois bem! Ontem, 16/05/2010, minha família e eu resolvemos fazer uma visita aos Apertados, nos organizamos e decidimos fazer a visita. Chegamos no local com muita dificuldade pois não há uma única sinalização indicando o lugar, a não uma placa no próprio lugar dizendo: proibido a entrada sem autorização,não ultrapasse a cerca, não pule o portão, etc. e tal, mesmo assim, como o portão não estava no cadeado, um de nós entrou de moto até a casa que víamos a distância, uma senhora informou que não era naquela casa e sim na próxima logo ao lado, onde a pessoa podia pagar para entrar, pegando assim a autorização para a visitação. Resultado na casa indicada ninguém podia chegar porque havia ali um portão, agora sim com um grande cadeado, impedindo quem quer que seja se aproximar, para realizar os procedimentos de praxe. Pois bem! Fiquei muito chateada, uma vez que o senhor dono daquela fazenda, teve sua terra bem valorizada com a exposição dela na mídia, isto nos dá uma visão da relevância daquele ponto turístico do RN. Mesmo assim, continua a mantê-la como se fato não tivesse importância alguma para a população norteriograndence, apesar de ter aceitado sua divulgação na mídia. Estou insatisfeita, fiz um investimento me deslocando de Natal a Currais Novos, com um objetivo por mim considerado tão nobre e voltei num estresse só.

  • Vilma Fernandes 3 de fevereiro de 2011 08:59

    A serra da barriguda é msm muito linda, keria ver o SERROTE CABELO NÃO TEM, localizado em MOnte Alegre-Paraná RN na votação.
    Bjs!
    Raquel Míryam!

  • diego felipe 21 de maio de 2011 08:39

    Frasquerão é fora do normal...só podia vim do potigua mesmo!tanto maravilha no RN...

  • Marcelo Moss 26 de maio de 2013 17:32

    Fora Frasqueirão! Arrumadinho da torcida do ABC é foda! Com tanta coisa legal no RN, Pico do Cabugi, Serra de Martins, Pinturas rupestres de Apodi, Ruinas de São Rafael, Salinas de Mossoro, Quilombo e Banho de Bica de Portalegre, Cavernas de Governador Dix-Sept são alguns exemplos

  • delia maia 3 de setembro de 2013 03:41

    não gosteii do primeiro lugar,era pra ter colocado a cachoeira de portalegre-rn..

  • Jorge Ramiro 24 de dezembro de 2013 13:31

    Eu trabalho em um dos restaurantes em moema e Cristo Redentor é uma das maravilhas do mundo, é patrimônio cultural da humanidade. A paisagem é muito bonito também. Vejo muitas pessoas que vêm para ver isso.

 

Tema para Blogger Clarice por :: Blog à La Carte :: | 2008 |
Ícones por FamFamFam