Projeto Tamar

12 comentários

Tamar/RN
Base Experimental do Rio Grande do Norte


Fundado em 1980, o Projeto TAMAR tem como finalidade o restabelecimento do ciclo reprodutivo das tartarugas marinhas, interrompido pela ação do homem.

No mundo existem sete espécies delas. Todas ameaçadas de extinção e protegidas por leis nacionais e internacionais. Cinco ocorrem e se reproduzem no Brasil, são elas: tartaruga verde, tartaruga de couro, tartaruga de pente, tartaruga oliva e tartaruga cabeçuda.

No Rio Grande do Norte o Projeto Tamar mantém uma base experimental há 03 anos no município de Tibau do Sul/Pipa para monitorar uma área de reprodução de tartarugas de pente (Eretmochelys imbricata). Nos últimos anos vem crescendo o número de desovas nessas praias, sendo que na última temporada foram registrados mais de 200 ninhos num trecho de 08 kilometros de praia (Praia de Cacimbinha e Praia das Minas/Sibaúma).

O período de postura no litoral do Rio Grande do Norte vai de dezembro a maio, sendo que nesse época as praias são sinalizadas e além do monitoramento dos ninhos, são realizadas palestras e atividades educativas nas respectivas comunidades. A Base do Tamar/RN também apóia o trabalho científico de marcação de tartarugas na Reserva Biológica do Atol das Rocas.

Fonte: Ibama/Rn

12 comentários:

  • Unknown 2 de março de 2009 às 10:54

    Ontem presenciei os primeiros momentos de vida de umas tartarugas na praia de buzios/RN. Tirei foto e filmei. Caso vcs tenham interesse favor entrar em contato: italoandrade@hotmail.com Atenciosamente, Ítalo Andrade

  • Unknown 28 de novembro de 2009 às 07:46

    poxa queria participa como voluntario no projeto tamar se for possivel como faço para me cadastra sei la?
    pedrohugo89@hotmail.com
    abraço

  • Unknown 8 de março de 2010 às 12:12

    Ontem dia 07/03/10,eu e alguns nativos da praia de barra de maxaranguape achamos um buraco cheio de tartarugas no seus primeiros dia de vida, tiramos todas e levamos ate a praia e elas sumiram no mar. algumas nao viveram por estar entranhadas nos galhos do mato e o local era aprox. tres metros de altura dificultavam o acesso das mesma ate o mar. filmei e fotografei tudo.isso foi ao lado do rio de barra.

  • Unknown 14 de maio de 2010 às 14:24

    oi sou da pb mas estou em natal tbr e gostaria de saber como faço pra fezer parte do projeto tamar ( voluntario ) agradeço e boa sorte.
    meu numero e 084 8849-9380

  • Unknown 28 de julho de 2010 às 08:58

    Olá, sou estudante do curso de Biologia da Facex, gostaria de saber como posso participar como voluntária do Projeto Tamar Natal, meu tel: (84) 9143-8990, Tathy.biologia@gmail.com

  • Blog das amigas... 26 de setembro de 2010 às 18:41

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Unknown 28 de outubro de 2010 às 14:06

    Gostaria de me tornar voluntária; meu professor nos sugeriu que participássemos também e eu sempre me interessei mais não sabia como poderia ajudar; por favor me mandem um email pra me orientar com relação a isso: leticiiasantos@hotmail.com '

  • Unknown 24 de março de 2011 às 08:05

    Oi, sou bacharel em Turismo e gostaria de participar também desse projeto. Meuus contatos: vihugo_775@hotmail.com e (84) 8861-0172. Abraço.

  • Apollo 4 de janeiro de 2012 às 12:59

    Meu nome CARLOS ALBERTO VIEIRA, estou na barra de Maxaranguape, encontrei uma TARTARUGA morta, de + ou - 1 metro de comprimento, falei com a policia ambiental, ficaram de vir buscar só que até agora não apareceram, como devo proceder, meu celular é 99813006.

  • Apollo 4 de janeiro de 2012 às 13:00

    Meu nome CARLOS ALBERTO VIEIRA, estou na barra de Maxaranguape, encontrei uma TARTARUGA morta, de + ou - 1 metro de comprimento, falei com a policia ambiental, ficaram de vir buscar só que até agora não apareceram, como devo proceder, meu celular é 99813006.

  • Apollo 4 de janeiro de 2012 às 13:00

    Meu nome CARLOS ALBERTO VIEIRA, estou na barra de Maxaranguape, encontrei uma TARTARUGA morta, de + ou - 1 metro de comprimento, falei com a policia ambiental, ficaram de vir buscar só que até agora não apareceram, como devo proceder, meu celular é 99813006.

  • Unknown 22 de agosto de 2013 às 17:48

    Como faço para fazer estágio ?

 

Tema para Blogger Clarice por :: Blog à La Carte :: | 2008 |
Ícones por FamFamFam