O maior Cajueiro do Mundo

1 comentário

Consagrado como ponto obrigatório de visitação turística do estado, a maior árvore frutífera do planeta, se localiza a 12km de Natal/RN, na praia de Pirangi do Norte,

o Maior Cajueiro do Mundo foi registrado no Guiness Book no ano de 1994. A área em que se encontra o Cajueiro era antigamente um sítio de propriedade do senhor Sylvio Pedrosa (ex-prefeito de Natal) e que posteriormente foi doado ao Governo do Estado.
Segundo os habitantes mais velhos da região, a árvore tem aproximadamente 110 a 115 anos de existência. Do seu tronco original saíram dezenas de galhos que, por sua vez transformaram-se em outros verdadeiros troncos. A explicação para isso é uma anomalia que os agrônomos caracterizaram de fitoteratológica – fito (planta) terato (monstruosidade) lógica (estudo).

Por sofrer desta anomalia seus galhos tocam no solo e criam raízes secundárias que ajudam na alimentação da árvore, mas todos eles são dependentes do tronco principal. A profundidade das raízes é de 01 a 02 metros e a do tronco principal de 20 a 25 metros , por isso todos dependem do tronco.
O Cajueiro atualmente possui uma área de 8.500 m² , o que corresponde a um agregado de 70 cajueiros de porte normal, estima-se que se houvesse espaço para seu crescimento poderia alcançar 30 a 40.000 m² .
Quando chega a época de safra, novembro a janeiro, o cajueiro chega a produzir de 70 a 80 mil cajus, o equivalente a 2,5 toneladas.

Fotos:www.alexuchoa.com.br
O fruto não é vendido e os turistas podem levar, sem exagero, alguns para casa. O nascimento do maior cajueiro do mundo é um mistério, uma versão é que ele poderia ter sido plantado pelo antigo proprietário do terreno.
Considerações Botânicas
O maior cajueiro do Mundo pertence a espécie Anacardium Occidentale, da família Acaxardiáceae. É uma árvore com características fitoteratológicas (anamolias) é considerada á única da espécie botânica a qual pertence.
Fonte: Maior Cajueiro do Mundo

 

Tema para Blogger Clarice por :: Blog à La Carte :: | 2008 |
Ícones por FamFamFam